top of page
Buscar

Ansiedade na gestação.

  • Foto do escritor: Psicóloga Thaysa Guedes
    Psicóloga Thaysa Guedes
  • 23 de ago. de 2023
  • 2 min de leitura
A ansiedade na gestação é um dos maiores desafios das futuras mamães, até mesmo para as mais calminhas!


Não há como negar que desde o momento da descoberta da gravidez, há uma mistura enorme de sentimentos e inseguranças: “será que vou dar conta de cuidar do bebê? “Como será a gravidez?”



A verdade é que até certo ponto, a ansiedade na gestação é normal, afinal, tudo muda na vida da mulher quando ela descobre que está grávida. No entanto, há um limiar muito importante para se identificar o que é normal e o que pode fazer mal, psicologicamente e fisicamente.


A ansiedade é um componente emocional que pode acompanhar todo o período gestacional e é caracterizada por um estado de insatisfação, insegurança, incerteza e medo da experiência desconhecida.


Ao final da gestação, estresse e e ansiedade são condições normais, pois é um momento de inseguranças e expectativas quanto ao futuro.



É necessário estar atenta para quando essa ansiedade é vivenciada de forma intensa nesse período gestacional.


Os sintomas [do transtorno de ansiedade] são medo muito intenso, angústia, preocupação excessiva, sentimento de culpa, pensamentos negativos ou catastróficos, de que sempre vai acontecer alguma coisa ruim. Além de sintomas físicos, como: palpitações, sudoreses, falta de ar, tremores e dores no corpo.


O primeiro passo para lidar com o transtorno de ansiedade é uma conversa sincera com o obstetra que tem acompanhado os meses de gestação. A terapia vai te ajudar a perceber esses sintomas de ansiedade, quais são os gatilhos, o que está causando esse quadro, e vai ajudar a lidar com eles.


O acompanhamento psicológico na gestação auxilia para que, após o nascimento do bebê, a ansiedade não venha a ficar ainda mais difícil de lidar em decorrência de preocupações excessivas com o bem-estar do pequeno.


Se você está gestante e consegue identificar que os sintomas de ansiedade estão intensos e as preocupações constantes, o indicado é procurar ajuda profissional para trabalhar essa ansiedade e aliviar os sintomas. Estou disponível para te auxiliar nessa etapa de sua vida.





 
 
bottom of page